São Paulo, quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Índice

Americano faz advertência aos iranianos

DA REDAÇÃO

Ao iniciar ontem por Israel sua viagem de uma semana a sete países do Oriente Médio, o presidente George W. Bush alertou o Irã que os Estados Unidos darão "uma resposta militar" caso se repitam os incidentes de domingo no golfo Pérsico.
Três navios da marinha americana foram cercados e ameaçados, segundo a versão do Pentágono, por cinco lanchas da marinha iraniana.
O Irã qualificou ontem de "forjado" o vídeo divulgado por Washington, no qual, a partir de uma das lanchas e num inglês aproximado, um integrante da Guarda Revolucionária Iraniana ameaça explodir a embarcação americana "em minutos".
O Pentágono reitera que as imagens e a gravação sonora são autênticas.
"Meu assessor de Segurança Nacional disse de maneira bem clara que todas as opções estão em aberto para proteger nossos interesses", disse Bush, referindo-se a declarações prévias feitas pelo assessor Stephen Hadley, que evocara a possibilidade de os americanos abrirem fogo caso as lanchas se aproximassem.
A Casa Branca enfatiza que uma das prioridades de Bush na atual viagem é alertar contra os perigos representados pelo Irã, "uma ameaça à paz mundial", reiterou ontem o presidente.
Bush e o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, deram declarações convergentes, embora Israel discorde de relatório da inteligência americana, para o qual em 2003 o Irã abandonou seu programa destinado à produção da bomba atômica. Para Jerusalém, o programa não foi abandonado, e o Irã continua empenhado em obter o artefato que afetaria todo o equilíbrio geopolítico no Oriente Médio.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Bush diz ser contra colônias israelenses
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.