São Paulo, terça-feira, 10 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA

Salário é de R$ 438 mil anuais

Procura-se presidente, anuncia BBC em jornal

DO "EL PAÍS"

"Você pode ser presidente da BBC?" O anúncio publicado anteontem nos jornais "The Observer", "The Sunday Times" e "The Sunday Telegraph" pelo governo britânico não é brincadeira. Ele pede a quem se julgar capaz de ocupar o cargo que envie currículo até o dia 27. Oferece salário de 81 mil libras anuais (cerca de R$ 438,3 mil) e semana de quatro dias de trabalho.
O cargo está vago desde 28 de janeiro, quando Gavin Davies foi demitido, horas depois de o juiz Brian Hutton qualificar como infundada uma notícia divulgada pela BBC, que acusou o governo de ter "inflado" um dossiê sobre o Iraque para justificar a guerra.
O anúncio diz que ""o novo presidente deverá guiar os diretores da BBC num momento difícil".
"Além da necessidade de responder às conclusões do relatório Hutton, a Junta [de diretores que administra a emissora pública] enfrentará um momento de mudanças normativas e trabalhará na revisão dos estatutos" prevista para 2006, acrescenta o anúncio.
Não é qualquer um que pode aspirar ao cargo. O anúncio especifica que o candidato precisa ter experiência comprovada em cargos semelhantes, "forte liderança, visão e habilidade estratégica", assim como "credibilidade para atuar como vínculo efetivo entre a BBC, o governo e o Parlamento".
Por enquanto, parece que há dois candidatos que possuem esses requisitos e são vistos como desejáveis para ocupar o cargo: o ex-premiê John Major (1990-97) e David Attenborough, famoso pelas séries sobre a Terra que produziu para a rede pública.
O processo de seleção vai incluir entrevistas, a serem feitas por um comitê designado pelo governo. Em seguida o candidato será submetido ao escrutínio de um segundo comitê multipartidário.


Texto Anterior: Ásia: China libera participação externa na mídia
Próximo Texto: Panorâmica - Rússia: Sumiço de candidato não é investigado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.