São Paulo, domingo, 10 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUCESSÃO NOS EUA/ DISPUTA DEMOCRATA

Obama vence prévia em Washington

Candidato também leva o outro "caucus" da noite, em Nebraska, confirmando favoritismo em assembléias

Votações nos dois Estados distribuem 102 delegados proporcionalmente; corrida do senador com Hillary está virtualmente empatada

DA REDAÇÃO

O senador Barack Obama venceu por larga margem sua rival Hillary Clinton nos dois "caucuses" (assembléias de eleitores) democratas da noite de ontem nos EUA, de acordo com os resultados parciais.
No maior prêmio da noite, Washington, Obama contava com 67,3% das preferências, contra 31,7% de Hillary, com 71% dos votos apurados. O Estado leva 97 delegados à convenção partidária, que em agosto decidirá o candidato à Presidência. Desses, 78 votam segundo o resultado proporcional de ontem.
Já em Nebraska, com 99% apurados, Obama tinha 67,5% da preferência, contra 32,2% da senadora. O Estado tem 31 representantes na convenção, sendo 24 atrelados à prévia.
Obama ganhou praticamente todos os "caucus" até agora. Nesse processo, grupos de eleitores se dividem em uma sala de acordo com suas preferências, podendo debater. Ao final, o número de simpatizantes de cada candidato é contado e um vencedor é declarado.

Huckabee no Kansas
Do lado republicano, o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee venceu ontem o "caucus" no Kansas, com 59,6% dos votos contra 23,5% do favorito, John McCain. O Estado leva 36 delegados à convenção, no início de setembro distribuídos segundo a votação.
"O eleitor republicano não quer que lhe digam como votar, ele quer escolher", disse o candidato à rede CNN ao ser indagado sobre sua longevidade na corrida republicana. Embora em segundo lugar, Huckabee está atrás de McCain por cerca de 500 delegados.
Mas o ex-pastor batista tem se saído bem nos Estados do Sul e centro do país. São regiões mais conservadoras, que tendem a ver McCain como excessivamente à esquerda, e com grande peso de evangélicos.
No "caucus" republicano em Washington, com 16% apurados, McCain e Huckabee estavam empatados.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Americanas
Próximo Texto: Exército americano revisa doutrina após lição iraquiana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.