São Paulo, Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 1999
Próximo Texto | Índice

PROCESSO A CLINTON
Deliberações finais do julgamento do presidente serão em sessão fechada; votação acontece amanhã ou sexta
Senado debate impeachment em sigilo

MARCELO DIEGO
de Nova York

A posição dos senadores norte-americanos sobre o destino do presidente Bill Clinton só será conhecida no momento da votação do impeachment, que deve ocorrer entre amanhã e sexta-feira.
Ontem, o Senado decidiu manter em segredo as deliberações finais dos senadores. A Casa tem 55 republicanos (oposicionistas) e 45 democratas.
Cada senador tem direito a 15 minutos para apresentar sua posição final. O pedido de abrir a palavra dos parlamentares recebeu 59 votos a favor e 41 contra, mas necessitava de dois terços dos votos dos presentes para ser aprovado.
Pelas leis do Senado, os membros não podem divulgar o que acontece numa sessão fechada, sob pena de perder o mandato.
Mas não deve haver surpresa no julgamento. Os próprios senadores republicanos admitem que não haverá votos suficientes para afastar Clinton (também são necessários dois terços entre os presentes).
O líder republicano no Senado, Trent Lott, pediu ontem a seus colegas que usem com parcimônia o direito à palavra. "Não queremos discursos, mas deliberações."
Ao final das 25 horas de apresentações finais, os senadores irão votar os artigos do impeachment.
Clinton é acusado de obstrução da Justiça e de falso testemunho frente a um júri de inquérito.
Alguns senadores democratas disseram ontem que vão se opor a uma moção de censura, se ela for discutida depois da votação do processo de impeachment.
Os aliados do presidente pleiteavam a censura como opção à remoção de Clinton do cargo, hipótese rejeitada pelos republicanos. Agora, que parece certo que o impeachment não será aprovado, o partido deve retirar seu apoio.
Os senadores decidiram também que não há base legal para investigar se o conselheiro da Casa Branca Sidney Blumenthal mentiu em depoimento.


Próximo Texto: Comentário: Oposição teme se expor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.