São Paulo, Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Índice

Pai escondeu filho em mochila

da Reportagem Local

Como o garoto Giosué, de "A Vida É Bela", o judeu David Shidlovsky escapou dos nazistas graças à presença de espírito do pai.
Em 1939, quando a Segunda Guerra estourou, tinha 4 anos. Morava na cidade polonesa de Lodz e corria sérios riscos porque o Exército de Hitler matava as crianças judias que, muito pequenas, não podiam engrossar as frentes de trabalho escravo.
Leon, o pai, sustentava a mulher e quatro filhos vendendo produtos químicos. A guerra os arrancou de casa e os confinou num bairro pobre, transformado em gueto.
Mesmo sob vigilância constante, a família deu um jeito de fugir. No inverno de 1940, chegou a Piotrkow, também na Polônia, mas logo a enclausuraram em outro gueto.
Dois anos depois, os nazistas decidiram transportar parte dos judeus de Piotrkow para Auschwitz, o temível campo de concentração e extermínio. Só não iriam transferir os que, como Leon e o filho mais velho (Moshe, 13), estivessem trabalhando nas fábricas do gueto.
Embora tentassem se ocultar, a mãe e as duas irmãs de David acabaram descobertas e morreram a tiros. O caçula da família se safou porque Leon teve a idéia de enfiá-lo dentro de uma mochila.
"Carregando-me nas costas", relatou David à Folha, "meu pai me levou para uma das fábricas, onde me escondi por meses". Àquela altura, os alemães permitiam que os prisioneiros conservassem alguns pertences; daí a mochila passar despercebida durante o trajeto.
Leon usou de outros artifícios para proteger David e Moshe até o fim da guerra, quando os americanos os libertaram no campo de Buchenwald (Alemanha). Hoje, os irmãos vivem em Tel Aviv (Israel).
Dizem não se lembrar muito daquele período. Mas guardam "nitidamente" a história da mochila -que o pai, morto na década de 70, nunca cansou de contar. "Era um homem bastante religioso", enfatizou Moshe. "Creio que sua fé nos salvou." (ARMANDO ANTENORE)


Texto Anterior: Trauma afeta 1 milhão em Israel
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.