São Paulo, Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trauma afeta 1 milhão em Israel

MARCELO STAROBINAS
especial para a Folha

Quase 60 anos depois do início da Segunda Guerra Mundial, o Holocausto continua a afetar grande parte dos judeus. Em Israel, 1 em cada 4 habitantes -um universo de mais de 1 milhão de pessoas- apresenta sintomas decorrentes dos traumas psicológicos herdados dos campos de concentração.
Essa estimativa é feita por Shalom Litman, 64, psiquiatra e ex-presidente da Sociedade Israelense de Psicanálise, especializado no atendimento a sobreviventes do Holocausto e a seus filhos (a chamada "segunda geração").
Segundo ele, há hoje no país algo em torno de 300 mil sobreviventes. Seus filhos e netos, que, comprovadamente, recebem abalo emocional indireto, completam a população prevista na estimativa.
Nos anos 60, afirma Alberto Milgram, do Museu do Holocausto de Jerusalém, metade da população de Israel sofria o impacto da barbárie nazista.
Nos últimos anos, estudos psicológicos com os sobreviventes apontaram um quadro de doenças e sintomas de origem emocional comuns à maior parte deles. "Eles sofrem até hoje de insônia, sonhos aterrorizadores, depressão, ansiedade e tremores", conta Litman.
"Além disso, costumam ter muitas doenças psicossomáticas, principalmente em nível gastrointestinal, assim como dores de cabeça, enjôos, dores em todo o corpo e sintomas cardíacos."
Uma pesquisa comparou famílias de sobreviventes com outras que não haviam estado na Europa. Segundo Litman, os resultados mostraram que aqueles que estiveram nos campos são mais ansiosos, agressivos e superprotetores com suas crianças.
"Eles acham que qualquer doença pode ser um perigo de vida a seus filhos", explica o psiquiatra. "As crianças da segunda geração tiveram conflitos com seus colegas de escola. Há um impacto psicológico proveniente do trauma dos pais que se transmite aos filhos."


Texto Anterior: Lógica nazista: Saiba o destino das crianças
Próximo Texto: Pai escondeu filho em mochila
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.