UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC condena ação militar contra o Iraque

ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem que "a guerra é sempre a pior solução" e classificou de "dramática" a situação vivida pelo mundo em razão de possíveis consequências de um confronto liderado pelos EUA contra o Iraque.
FHC, que chegou ontem a São Paulo, depois de passar dois meses na França, esteve anteontem com o presidente francês, Jacques Chirac, que disse temer pelo recrudescimento do terrorismo.
Posicionando-se contra a guerra, FHC disse condenar a política de Saddam Hussein e temer pelo enfraquecimento da ONU, cuja atuação ele criticou indiretamente.
"Sou favorável a que se faça um esforço grande para manter a paz, mas a ONU tem de, em um dado momento, ter condição de estabelecer a ordem legítima. Quando toma uma decisão, ela tem de ser implementada. Acho que Saddam abusou de 1991 até agora e não houve uma reação que poderia ter evitado estarmos, neste momento, sem limite."



Texto Anterior: Iraque na mira: EUA terão maioria na ONU, prevê Powell
Próximo Texto: Recorde de vetos na ONU é de URSS e EUA
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.