UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iraque já se prepara para ataque dos EUA

DA REDAÇÃO

O general Hussam Mohammed Amin, chefe do Diretório Nacional Iraquiano de Monitoramento, afirmou também que o Iraque tem poucas esperanças de conseguir impedir uma invasão das forças americanas.
Segundo ele, os EUA estão dispostos a atacar o Iraque ainda que o país se desarme totalmente até 17 de março -data que seria o prazo final para Bagdá se desarmar, segundo proposta de resolução dos EUA e do Reino Unido.
Perguntado se o Iraque acredita que os EUA estão determinados a ir á guerra independentemente do que o Iraque fizer, o general iraquiano respondeu: ""É o que acreditamos."
O Iraque disse ontem que o chefe dos inspetores de armas da ONU, o sueco Hans Blix, poderia visitar o país no dia 17 de março. Um porta-voz de Blix disse não saber da existência de um convite oficial ao diplomata. "Se houver um convite, nós o estudaremos para ver qual seria o propósito da visita e se algo poderia ser obtido com ela", disse ele.
Na visão iraquiana, a presença de Blix e dos inspetores internacionais em Bagdá poderia inibir os militares dos EUA -a morte de representantes da ONU num eventual bombardeio unilateral americano seria prejudicial à imagem de Washington.
Bagdá informou ontem que destruiu mais seis mísseis Al Samoud 2 -proibidos pela ONU por possuir alcance superior aos 150 km permitidos por resolução do Conselho de Segurança. Com isso, já chega a 46 o número de mísseis desativados, de um total de cerca de 100.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Al Qaeda planeja ataque em Bagdá, diz CIA
Próximo Texto: Culinária de guerra: França bate EUA na cozinha militar
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.