UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUIANAS

ALEMANHA

Assessor do ministro da Defesa diz que EUA agem como "ditadores" atualmente
Walter Kolbow, secretário do Ministério da Defesa alemão (um tipo de vice-ministro), disse ontem que os EUA agem como "ditadores" no que se refere ao Iraque, segundo o jornal "Welt am Sonntag". A declaração deverá piorar as tensas relações entre Washington e Berlim.
Elas já não são das melhores há algum tempo, pois o chanceler (premiê) alemão, Gerhard Schröder, teve como uma das bandeiras de sua campanha para a reeleição, em 2002, a oposição ao ataque ao Iraque. Em setembro último, a então ministra da Justiça, Herta Däubler-Gmelin, comparou os métodos do governo de George W. Bush com os do ditador nazista, Adolf Hitler, agravando a crise diplomática e perdendo seu posto.
A oposição conservadora alemã exigiu a demissão do secretário Kolbow. A coalizão governamental alemã reúne o Partido Social-Democrata e os Verdes. Schröder não se pronunciou sobre o assunto.



Texto Anterior: The Washington Post: CS muda foco para o papel dos EUA
Próximo Texto: Irã: Programa nuclear teria avançado
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.