UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

The Washington Post

CS muda foco para o papel dos EUA

"O debate no Conselho de Segurança deixou de ser se o Iraque concordou ou não em se desarmar; na verdade, deixou de ser o Iraque. Muitos membros escolheram não discutir "as sérias consequências" que o CS aprovou por unanimidade [caso Saddam Hussein não cooperasse com as inspeções"", afirma o diário "The Washington Post".
Segundo o jornal, a Rússia e a França optaram por substituir o Iraque pelos EUA como tema do debate, discutindo o papel global dos americanos. "É dolorido imaginar a satisfação de Saddam."
Russos e franceses têm buscado há décadas, sem sucesso, diminuir a influência dos EUA e criar um mundo multipolar. A crise iraquiana serviu de plataforma para eles, diz o "Post".
"Se o objetivo deles é realmente preservar a ONU, então eles devem ajudar a impor as resoluções; se querem apenas conter os EUA, então não devem ter êxito." E os EUA deveriam estar abertos a mais negociações diplomáticas, finaliza o jornal americano, "para resolver as dúvidas dos membros indecisos".



Texto Anterior: Multimídia - The New York Times: Diário americano diz "não" à guerra
Próximo Texto: Iraquianas - Alemanha: Assessor do ministro da Defesa diz que EUA agem como "ditadores" atualmente
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.