UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tesoureiro da Al Qaeda esteve no Brasil, afirma PF

DA REDAÇÃO

O tesoureiro da rede terrorista Al Qaeda, Khalid Sheik Mohamed, que foi detido no sábado retrasado na cidade de Rawalpindi (Paquistão), passou 20 dias no Brasil como turista em dezembro de 1995, revelou a Polícia Federal (PF) ontem.
Mohamed chegou ao Brasil em 4 de dezembro de 1995. Segundo registros da PF, ele desembarcou com um visto de turista paquistanês no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e viajou para a Holanda no dia 24 do mesmo mês.
Mohamed provavelmente esteve em Foz do Iguaçu, na Tríplice Fronteira. Nessa região entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai, existe uma grande comunidade muçulmana, e suspeita-se que possa haver células de grupos terroristas.
Um funcionário da PF disse que "como não havia suspeitas contra ele, não houve nenhum acompanhamento de suas atividades" no Brasil.
A PF acredita que, quando esteve no Brasil, Mohamed tenha usado seu nome verdadeiro, não um dos 26 nomes falsos que costumava utilizar para não ser reconhecido.
De acordo com fontes do departamento de inteligência da PF, as autoridades vão rastrear a região da Tríplice Fronteira para "identificar algum possível vínculo entre Mohamed e grupos locais".


Com agências internacionais

Texto Anterior: Guerra sem limites: Bin Laden quase foi pego, diz membro do Taleban
Próximo Texto: Panorâmica - Venezuela: Caracas tenta ampliar Grupo de Amigos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.