São Paulo, sexta-feira, 10 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TERROR

Bush assina nova versão do Patriot Act

DA REDAÇÃO

O presidente dos EUA, George W. Bush, assinou ontem a renovação do pacote de leis antiterrorismo conhecido como Patriot Act, na véspera do vencimento de 16 de seus itens principais.
A nova versão foi aprovada pela Câmara na terça-feira, depois de meses de debates no Congresso sobre como equilibrar direitos civis e a necessidade de maior vigilância para evitar potenciais ataques terroristas.
Com a aprovação, continuam a valer itens como o que garante a autoridades federais acesso a arquivos comerciais, bibliotecas e livrarias sem necessidade de trâmite judicial, caso haja suspeita de relação com atividades terroristas ou de inteligência internacional.
Bush disse que a norma é vital para a vitória na "guerra ao terror" e para proteger seus concidadãos. Ele aproveitou a ocasião para lembrar o 11 de Setembro: "Vimos o viés destrutivo dos terroristas contra nós quando mataram cerca de 3.000 homens, mulheres e crianças".
"Diante dessa cruel ameaça, nossa nação fez uma clara escolha: confrontaremos esse perigo mortal, permaneceremos na ofensiva e não vamos esperar para sermos atacados novamente."
A falta de acordo havia forçado o Congresso a estender a data de validade da norma por duas vezes. Desta vez, modificações foram feitas para garantir que os cidadãos possam contestar algumas das ações na Justiça.
Em cerimônia na Casa Branca, Bush lembrou que o Patriot Act "ajudou a detectar células terroristas, desbaratar planos terroristas e salvar vidas americanas".


Com agências internacionais


Texto Anterior: EUA: Dubai recua e desiste dos portos americanos
Próximo Texto: Religião: Aumenta percepção negativa do islã nos EUA, mostra pesquisa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.