São Paulo, sexta-feira, 10 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA AO TERROR

CIA confirma que fechará suas prisões secretas no exterior

DA REDAÇÃO

O governo do presidente Barack Obama confirmou ontem o fechamento das prisões secretas mantidas em vários países pela CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos.
Ao lado da prisão militar de Guantánamo, as carceragens secretas da CIA eram símbolo da rede de exceção montada por George W. Bush no tratamento de suspeitos e prisioneiros de sua chamada "guerra ao terror".
Segundo o diretor da CIA, Leon Panetta, funcionários que trabalharam nas prisões secretas não correm risco de serem processados já que os locais eram considerados legais pelo governo Bush.
Obama defende que a técnica de interrogatório com "waterboarding" (simulação de afogamento), usada em 2002 e 2003 em prisões da CIA, é tortura e, portanto, ilegal. Em sua primeira semana no cargo, o presidente ordenou o desmantelamento da rede de exceção de Bush.
Os EUA nunca revelaram onde ficam as prisões mas, segundo relatos de imprensa, Jordânia, Afeganistão e Tailândia receberam presos.
As prisões estão desativadas desde 2006, mas ainda havia agentes de manutenção nos locais.
O governo Obama pediu ontem ao Congresso a aprovação de um pacote adicional de US$ 83,4 bilhões para despesas militares no Iraque e no Afeganistão.
O pedido contradiz as posições defendidas por Obama quando era senador e opositor ao governo Bush. Na época, Obama rejeitava aumentar gastos com tropas posicionadas no exterior.
O plano do presidente democrata, que visa principalmente financiar o reforço de contingente no Afeganistão, elevaria o custo das duas guerras para quase US$ 1 trilhão desde o 11 de Setembro.
A aprovação do plano é dada como certa, já que o Congresso é dominado por democratas. Porta-voz da Casa Branca alegou que se trata do último adicional de gastos para financiar as guerras no Iraque e Afeganistão.


Com "New York Times " e agências internacionais


Texto Anterior: Irã inaugura usina de combustível nuclear
Próximo Texto: Reino Unido: Chefe de contraterrorismo cai após expor documento secreto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.