São Paulo, domingo, 10 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Obama dá prazo a pacto para aprovar Orçamento

Acordo foi firmado na véspera, a 1h do prazo

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente dos EUA, Barack Obama, assinou ontem medida que adia a suspensão dos serviços do governo federal por falta de financiamento até que o acordo obtido na véspera pelo Congresso seja por fim ratificado.
O acordo entre democratas e a oposição republicana para a aprovação do Orçamento foi firmado uma hora antes do prazo final. Se o entendimento não fosse alcançado, o país ficaria sem dinheiro para vários serviços considerados como não essenciais.
O consenso só foi possível depois de horas de negociações. E os líderes partidários concordaram com o corte de gastos de cerca de US$ 38,5 bilhões, depois de meses de uma intensa disputa política.
Obama assinou a medida no Lincoln Memorial, um dos locais que estariam fechados a partir de ontem em caso de fracasso, e elogiou o entendimento entre democratas e republicanos no Congresso.
Em seu programa semanal de rádio, Obama disse que "este é um acordo para investir no futuro do nosso país durante o período de realização do maior corte nos gastos anuais da nossa história".
Entre os serviços que seriam afetados no caso de o governo ser paralisado estão parques, livrarias e museus nacionais e pontos turísticos como a Estátua da Liberdade. Serviços essenciais, porém, seriam preservados.


Texto Anterior: "Brasil tem de ser sócio de peruanos, não patrão"
Próximo Texto: Sidney Lumet morre aos 86 anos em Nova York
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.