São Paulo, segunda-feira, 10 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ataques contra Al Sadr se intensificam

DA REUTERS

Soldados americanos mataram ontem ao menos 28 iraquianos, em confrontos em Bagdá e Kufa contra integrantes do Exército Mehdi, de milicianos que apóiam o clérigo xiita Moqtada al Sadr.
Na capital iraquiana, os combates mais intensos ocorreram em Sadr City, reduto do religioso xiita que há mais de um mês se rebelou contra as forças da coalizão. Soldados dos EUA entraram no bairro depois que milicianos tomaram delegacias policiais e postos de controle no bairro -18 integrantes do Exército Mehdi morreram na reação americana.
Em outro incidente, três policiais iraquianos, dois civis e um miliciano foram mortos durante tiroteio na capital entre insurgentes e uma patrulha americana. Ainda em Bagdá, ao menos quatro pessoas foram mortas e 17 ficaram feridas na explosão de uma bomba em um mercado.
Soldados americanos também entraram em Kufa, no sul do país, e posicionaram seus tanques a cerca de 500 metros da principal mesquita da cidade, onde nas últimas semanas Al Sadr tem feito pregações semanais incitando o ódio aos americanos e a resistência à ocupação. Americanos e iraquianos trocaram tiros na rua principal da cidade -três casas foram destruídas e, segundo os hospitais locais, ao menos dois civis foram mortos.


Texto Anterior: Iraque ocupado: Bagdá verá 1º julgamento por caso de tortura
Próximo Texto: Cáucaso: Atentado mata presidente da Tchetchênia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.