São Paulo, sábado, 10 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Adjunto de Bin Laden divulga mensagem

DA REUTERS

A rede de TV Al Jazira divulgou ontem trechos de um vídeo em que o número dois da Al Qaeda, Ayman al Zawahiri, faz uma saudação ao terrorista Abu Musab al Zarqawi como se ainda estivesse vivo.
Isso indica que a mensagem pode ter sido gravada antes da morte do líder do grupo terrorista islâmico no Iraque. "Que Deus recompense os leões do islamismo no Iraque e o herói do islamismo, o paciente guerreiro Abu Musab al Zarqawi", disse o adjunto de Osama bin Laden.
Zawahiri também exortou os palestinos a boicotarem o plebiscito a ser convocado pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, que reconheceria, indiretamente, o direito de Israel à existência. "A Palestina não pode ser objeto de barganha."
O terrorista ainda criticou o governo do Sudão por estar propenso a aceitar que a ONU e a Organização de Unidade Africana enviem forças militares a Darfur. Qualificou o Conselho de Segurança do organismo como "cruzados" e o acusou de querer dividir Darfur, onde milícias muçulmanas apoiadas pelo governo cometeram um amplo genocídio.
Por fim, o adjunto de Bin Laden se referiu ao movimento reivindicativo do Judiciário do Egito, seu país, para atuar com independência da ditadura local. Afirmou que essa independência não ocorreria, "porque a ela se opõem Israel e os EUA".


Texto Anterior: Al Qaeda discute legado de Zarqawi
Próximo Texto: Timor precisa da ONU por mais dez anos, diz chanceler
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.