UOL


São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Terry Wallis, que ficou 19 anos sem falar, falou primeiro a palavra "mãe"

Americano diz "Pepsi" após longo coma

DAVID USBORNE
DO "INDEPENDENT"

Os médicos disseram que o americano Terry Wallis, que estava em coma desde um acidente de carro acontecido há 19 anos, não tinha muitas chances de despertar.
Mas então, duas semanas atrás, algo extraordinário aconteceu. Sua mãe o estava visitando, como sempre, na casa de repouso de Arkansas (sul dos EUA) em que ele está internado, quando os lábios do paciente se moveram e ele disse: "Mãe".
Nos dias que transcorreram desde então, mais palavras foram surgindo. "Ele começou dizendo a palavra "mãe", o que a surpreendeu, e depois disse as palavras "Pepsi" e "leite". E agora ele está dizendo tudo o que deseja dizer", confirmou Alesha Badgley, diretora social do Stone County Nursing and Rehabilitation Center.

Milagre
Para a família Wallis, o despertar de Terry foi ao mesmo tempo chocante e espantoso. A mãe, Angilee Wallis, classifica o episódio de um milagre: "Não consigo nem lembrar do que pensei. Caí dura", conta.
Wallis tinha 19 anos quando ele e dois amigos caíram de uma ponte na picape em que viajavam. Um dos amigos não se feriu, o segundo morreu, e Wallis ficou em coma e paralisado da cintura para baixo. Ele acabara de se casar, e sua mulher deu à luz uma filha pouco depois do acidente.
Amber, a filha do casal, tem 19 anos atualmente. Seu pai, que não pôde conversar com ela durante quase duas décadas, afirmou, recentemente, querer voltar a andar por causa dela. Ele ficou tetraplégico no acidente.
"Foi difícil enfrentar os fatos, foi difícil compreender que o homem com quem me casei não estava lá", disse Sandi, a mulher de Wallis. "Nós, toda a família, sentimos muita falta da companhia dele."
Wallis ainda apresenta alguns danos cerebrais e tem problemas para compreender que não estamos mais em 1984. Ele disse que Ronald Reagan era o presidente dos Estados Unidos e chamou uma vez pela sua avó, que já morreu. Ele lembrava até o velho número de telefone dela.
O processo do despertar aparentemente começou há alguns anos, quando ele começou a responder com grunhidos e piscadas às perguntas de seus familiares. Os médicos ainda debatem sobre a definição exata do que é o coma. Pacientes que ficam inconscientes por anos são definidos, mais comumente, como vivendo em estado vegetativo permanente. Mas é muito raro que recobrem a consciência.
Para Jerry, pai de Wallis, a situação é "bastante peculiar". "Ele sofreu o acidente numa sexta-feira 13 e, 19 anos depois, voltou a falar numa sexta-feira 13."


Com agências internacionais


Texto Anterior: China: Ato em Hong Kong pede renúncia do governador
Próximo Texto: Pesquisa: Imigrantes latino-americanos são 20 milhões
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.