UOL


São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ISRAEL

Grupo quer libertação de membros

Líder do Hamas ameaça suspender cessar-fogo

DA REDAÇÃO

O líder espiritual do grupo terrorista Hamas, o xeque Ahmed Iassin, afirmou ontem que o cessar-fogo ainda está em vigor, mas que "a paciência está acabando".
Em encontro com enviados egípcios, o xeque disse que a falta de vontade de Israel em libertar milhares de prisioneiros palestinos pode minar o cessar-fogo.
"O inimigo israelense deve aceitar as condições impostas para que nossa trégua seja mantida", disse Iassin. Os palestinos exigem que Israel liberte a maior parte dos cerca de 7.000 prisioneiros que estão atualmente nas prisões israelenses. Os grupos terroristas querem a inclusão de seus membros entre os libertados.
Por enquanto, Israel concordou em libertar cerca de 400 prisioneiros. E não incluirá na lista integrantes dos grupos terroristas e outros palestinos que estejam envolvidos em ataques que causaram a morte de israelenses.
A decisão israelense de libertar poucos prisioneiros está provocando o desgaste do premiê palestino, Mahmoud Abbas, mais conhecido como Abu Mazen.
Anteontem, Mazen ameaçou renunciar ao cargo e decidiu deixar o Comitê Central do Fatah, principal grupo político palestino, que é liderado pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina, Iasser Arafat.
Em carta, Mazen pediu que Arafat e o Fatah expliquem como deve ser conduzido o plano de paz. Se não concordar, o premiê disse que renunciará.

EUA
O embaixador dos EUA em Israel, Daniel Kurtzer, pediu em reunião com o ministro da Defesa israelense, Shaul Mofaz, que seja estudada uma libertação maior de prisioneiros, diminuindo a tensão entre os palestinos.
O governo americano tem afirmado que mantém o apoio a Mazen e que a libertação dos prisioneiros poderia ajudar no fortalecimento do premiê.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Ásia: Naufrágio de balsa em Bangladesh pode ter matado mais de 400
Próximo Texto: Irã: Teerã tem choque entre estudantes e policiais
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.