UOL


São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRÃ

Ato marcou aniversário de protestos

Teerã tem choque entre estudantes e policiais

DA REDAÇÃO

Centenas de estudantes iranianos pró-democracia e policiais se enfrentaram próximo à Universidade de Teerã ontem, no quarto aniversário das violentas manifestações estudantis de 1999.
Segundo testemunhas, a polícia disparou bombas de gás lacrimogêneo em direção a grupos de jovens perto do campus da universidade. Os policiais também teriam agido para impedir que militantes islâmicos entrassem em confronto com os estudantes.
O governo havia proibido aglomerações e fechado universidades para tentar evitar manifestações pelo aniversário dos protestos de 1999. Naquela ocasião, um ataque da polícia e de militantes conservadores aos alojamentos estudantis da Universidade de Teerã deixou um estudante morto e gerou uma onda de confrontos que durou cinco dias.
A polícia parecia ter ontem um controle maior da segurança do que durante os protestos do mês passado, quando policiais apenas observavam militantes islâmicos baterem em manifestantes com correntes, cabos e clavas e circularem em motos atacando manifestantes a esmo. Cerca de 4.000 pessoas foram presas durante dez dias de violentos protestos contra o governo no mês passado.
Muitos iranianos vêm manifestando sua insatisfação com a incapacidade do presidente reformista do país, Mohammad Khatami, de promover reformas democráticas diante da oposição dos radicais do regime islâmico.

Questão nuclear
O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed El Baradei, e autoridades iranianas anunciaram ontem que trabalharão em conjunto para eliminar impedimentos que o Irã alega existir para assinar um protocolo adicional do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, que permitiria inspeções internacionais das centrais nucleares do país sem aviso prévio.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Israel: Líder do Hamas ameaça suspender cessar-fogo
Próximo Texto: Panorâmica - Reino Unido: Parlamento estende horário de pubs
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.