São Paulo, sábado, 10 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA anunciam a libertação de brasileiros, porém voltam atrás

DE NOVA YORK

Dezoito dos 28 brasileiros presos na quarta, na cidade de Sweetwater (Texas), foram transferidos ontem para um centro de detenção em Del Rio, no mesmo Estado. Os outros dez permaneceram na prisão local de Abilene, cidade próxima ao local da detenção.
Os brasileiros foram presos após saírem de um trailer no qual estavam havia 24 horas sem água ou comida. Começaram a viagem em El Paso, no sudoeste do Texas, por onde haviam entrado ilegalmente nos EUA após cruzarem a fronteira com o México.
O grupo de estrangeiros suspeitos foi denunciado à polícia local de Sweetwater, no nordeste do Estado, e, em seguida, preso pela Patrulha de Fronteira.
No início da tarde de ontem, um porta-voz do serviço de imigração ligado ao Departamento de Segurança Interna dos EUA disse à Folha e ao Consulado do Brasil em Houston que 22 dos 28 brasileiros seriam liberados, com o compromisso de comparecerem à corte que os julgaria entre 30 e 45 dias depois. Os outros seis permaneceriam presos por serem reincidentes -já haviam sido deportados dos EUA após outra tentativa de entrar ilegalmente no país.
"É incrível", disse a vice-cônsul Flávia Passos, da representação brasileira em Houston. Segundo ela, é "muito raro" que seja permitido que brasileiros esperem o julgamento em liberdade. Isso é comum para mexicanos, ela disse, muitas vezes libertados após pagarem fiança. "Eles voltam porque o dinheiro da fiança é devolvido quando aparecem na corte."
"Uma vez ligamos e pedimos que fizessem o mesmo com os brasileiros. Disseram que não o fariam porque os brasileiros não voltam. E não voltam mesmo", afirmou Passos.
No fim da tarde, autoridades dos EUA disseram que os brasileiros não seriam mais liberados.


Texto Anterior: Estranhos no paraíso: Outro brasileiro morre no deserto dos EUA
Próximo Texto: Família não tem dinheiro para repatriar goiana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.