São Paulo, sábado, 10 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁSIA

Delinquência juvenil cresce 7% e ajuda a ampliar índices

Número de crimes no Japão atinge seu maior nível desde a 2ª Guerra

DA REUTERS

A taxa de criminalidade no Japão teve uma alta recorde na primeira metade de 2002, segundo a Agência Nacional de Polícia.
O número de crimes registrados nos primeiros seis meses deste ano subiu 4,9% em relação ao mesmo período em 2001, chegando a 1,35 milhão de casos -a maior quantidade, para o período, desde a Segunda Guerra (1939-45), segundo a polícia.
Mas o Japão ainda é um dos países mais seguros do mundo. O número de assassinatos no país, por exemplo, subiu ligeiramente, chegando a 656 nos primeiros seis meses do ano. O Estado de Nova York sozinho registrou 952 casos em 2000. No município de São Paulo, foram registrados 2.433 homicídios dolosos (intencionais) no primeiro semestre de 2002, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Crimes considerados sérios, como assassinato e roubo, subiram 3,5%, para 9.715 incidentes, mas a proporção desses crimes solucionados caiu ligeiramente, para 52,5%, disse a polícia japonesa.
A taxa geral de crimes solucionados, que estava caindo nos últimos anos, subiu para 20,1%.
Os dados da polícia também indicaram um aumento de 11% nos casos de furtos de bolsas nas ruas e de 13% nos de assaltos a casas.

Jovens
O número de jovens presos subiu quase 7%, sendo que jovens foram responsáveis por cerca de 70% dos casos de furtos de bolsas e assaltos nas ruas.
"Delinquentes jovens estão tornando as ruas perigosas", disse um porta-voz da polícia japonesa.



Texto Anterior: Crime: Preso grupo que usava os próprios filhos em pornografia infantil
Próximo Texto: Iraque: Ataque a Bagdá ainda não tem data, diz Bush
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.