São Paulo, Terça-feira, 10 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Índice

CERCO AO GENERAL
Medida abreviaria processo
Pinochet estuda se entregar à Espanha

das agências internacionais


O general chileno Augusto Pinochet, 83, estaria estudando a possibilidade de se entregar à Justiça espanhola para evitar um longo processo de extradição no Reino Unido. A afirmação é de Marco Antonio Pinochet, filho do ex-ditador, em entrevista à TV CNN.
Pinochet está detido em Londres desde outubro aguardando decisão da Justiça britânica sobre pedido de extradição da Espanha, que quer julgá-lo por crimes contra os direitos humanos cometidos no seu governo (1973- 90).
Uma delegação militar chilena chefiada pelo general Juan Carlos Salgado está em Madri tentando oficialmente que a Espanha aceite uma arbitragem internacional para o caso de Pinochet. Segundo a TVN (Televisión Nacional de Chile), a delegação também estaria procurando uma casa para abrigar o ex-ditador, caso ele resolva ir para a Espanha.
Na semana passada foi divulgado um atestado conjunto de um médico chileno e um britânico dizendo que a saúde de Pinochet poderia ficar comprometida pelo estresse de longos julgamentos no Reino Unido e na Espanha.
O governo chileno afirmou ontem que a decisão de ir à Espanha caberá a Pinochet.


Texto Anterior: Religião: China veta visita do papa a Hong Kong
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.