UOL


São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

Onda de calor no verão europeu matou mais de 35 mil pessoas em 8 países
A onda de calor que atingiu a Europa em agosto, durante o verão no hemisfério Norte, matou ao menos 35.118 pessoas, segundo um levantamento feito pelo Earth Policy Institute, dos EUA.
O balanço só computa oito países que divulgaram o saldo de mortos. O mais atingido foi a França, com 14.802 mortes ligadas ao calor. As temperaturas no país chegaram aos 40C.
O segundo mais afetado foi a Alemanha, que registrou cerca de 7 mil mortes. Na sequência, vieram a Espanha, com 4.230, e a Itália, com 4.175. No Reino Unido, 2.045 pessoas morreram. Restam ainda Holanda (1.400), Portugal (1.316) e Bélgica (150).
Agosto de 2003 foi o mais quente mês de agosto no hemisfério Norte, segundo a organização. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, de acordo com o Earth Policy Institute, prevê que mais ocorrências extremas no clima mundial estão por vir. Por volta do final do século, estima-se que a temperatura média no mundo esteja até 5,8C mais alta.


Texto Anterior: Japão: Premiê dissolve Parlamento para tentar aumentar maioria do governo
Próximo Texto: Cuba: Bush pede ajuda para transição democrática
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.