São Paulo, segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sarkozy e Merkel prometem novo pacote

Em Berlim, líderes da França e Alemanha acenam com resposta 'sustentável' à crise, com medidas até o fim do mês

Eles não revelaram as ações de combate à tormenta financeira na região, que devem sair antes da cúpula do G20

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, prometeram ontem apresentar, até o fim deste mês, novas medidas para solucionar a crise da dívida na zona do euro.
O pacote negociado conjuntamente tem a intenção de trazer uma resposta "sustentável" para a dívida que assola a Grécia e um acordo para a recapitalização dos bancos europeus. Inclui, também, um plano para acelerar a economia da região.
Pressionados por repórteres, os líderes se negaram a fornecer os detalhes da ação. As duas maiores economias da zona do euro têm sido pressionadas para resolver a crise que vem derrubando mercados em todo o mundo.
"Temos plena consciência de que França e Alemanha têm uma responsabilidade particular em estabilizar a zona do euro", disse Sarkozy.
O presidente francês afirmou também que optaram pela divulgação do pacote no fim do mês por conta da cúpula do G20, marcada para os dias 3 e 4 de novembro.
Sarkozy vai receber a cúpula do G20 em Cannes.
Um eventual sucesso nessas negociações poderia impulsionar as chances do presidente à reeleição no próximo ano.
Mesmo em sintonia, Merkel e Sarkozy têm obstáculos à frente e podem não obter consenso com os outros 15 representantes na reunião.


Texto Anterior: Luiz Carlos Bresser-Pereira: Grécia, tome a iniciativa
Próximo Texto: Nova regra de casamento chacoalha a China
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.