São Paulo, terça-feira, 10 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ESCÂNDALO

Cardeal de Boston, sob pressão para renunciar, vai a Roma em viagem inesperada
O arcebispo de Boston, o cardeal Bernard Francis Law, está em Roma para participar de reuniões com autoridades da Igreja Católica, informou ontem o Vaticano. O breve comunicado não forneceu detalhes, mas especula-se que a viagem inesperada de Law no meio da crise de abusos sexuais cometidos por religiosos norte-americanos possa indicar uma renúncia.
"Posso confirmar a presença do cardeal Bernard Francis Law em Roma", disse o porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls. "O cardeal veio aqui para informar à Santa Sé os vários aspectos da situação na Arquidiocese de Boston."
Christopher Coyne, um porta-voz da Igreja Católica em Boston, disse que a arquidiocese ia emitir um comunicado sobre a viagem.
A Arquidiocese de Boston está no epicentro do escândalo de pedofilia nos EUA. Especialistas prevêem que ela corra o risco de perder cerca de US$ 100 milhões se os tribunais decidirem a favor dos querelantes. A arquidiocese estaria planejando pedir falência para proteger-se contra os processos, o que precisaria da aprovação do Vaticano.
Os problemas da arquidiocese se agravaram há cerca de um ano. Naquela época, um documento divulgado durante o julgamento de um dos padres mostrou que os altos escalões da arquidiocese, incluindo seu responsável, o cardeal Bernard Law, tinham conhecimento de alguns casos de abusos de crianças cometidos por padres da cidade e não tomaram medidas para impedir que continuassem em contato com crianças.


Texto Anterior: Israel: Opositores de Estado palestino encabeçam lista do Likud em eleição
Próximo Texto: Colômbia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.