UOL


São Paulo, quarta-feira, 10 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Terror visa atingir democracia, diz Putin

DA REDAÇÃO

Em discurso no Kremlin, o presidente russo, Vladimir Putin, disse ontem que os ataques terroristas têm como objetivo atingir a democracia e o crescimento econômico do país.
"[A Constituição] é um fundamento para o desenvolvimento de uma livre economia de mercado, da democracia, da nação como um todo e para a preservação da integridade territorial. As ações de criminosos e terroristas, que nós temos de combater todos os dias, são direcionadas contra tudo isso", disse.
O discurso foi feito diante de uma platéia formada por líderes regionais, em evento comemorativo do 10º aniversário da Constituição russa, que será celebrado na próxima sexta-feira.
O ataque de ontem jogou mais uma sombra nas eleições parlamentares ocorridas no domingo passado, que deram uma grande vitória a Putin, mas que tiveram a lisura questionada por observadores internacionais e pelos EUA.
As principais críticas se referem ao uso da máquina do Estado e da televisão estatal para favorecer candidatos aliados ao Kremlin.
O resultado favorável de domingo deixou Putin como favoritíssimo na eleição presidencial, que deve ocorrer no dia 14 de março -a data deve ser confirmada hoje pela Câmara Alta.
Apesar da especulação de que a nova configuração da Duma (Câmara Baixa do Parlamento) permitirá a Putin mudar a Constituição para que possa concorrer a um terceiro mandato, o presidente descartou ontem que irá propor novas emendas.

EUA
O governo norte-americano condenou "veementemente" o atentado terrorista em Moscou. A nota foi divulgada pelo porta-voz do Departamento de Estado, Richard Boucher.
"Nenhuma causa, nenhuma circunstância pode justificar atos desse tipo", disse. Segundo ele, nenhum cidadão americano foi atingido pelo ataque.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Diplomacia: Bush apóia China e alerta Taiwan sobre independência
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.