São Paulo, domingo, 11 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem é o ex-presidente Ahmed Ben Bella

DA REDAÇÃO

Ahmed Ben Bella, 84, é uma das figuras mais importantes do nacionalismo árabe. Condecorado duas vezes pela França por serviços prestados durante a Segunda Guerra Mundial, também ganhou destaque na cena política do Terceiro Mundo nas últimas cinco décadas.
Tendo conhecido grandes líderes mundiais, como John F. Kennedy, Nikita Kruschov, Mao Tse-tung e Fidel Castro, foi amigo de Gamal Abdel Nasser, presidente do Egito de 1956 a 1970. Com ele, formou uma aliança, em 1956, que permitiu o avanço decisivo do movimento nacionalista argelino.
Foi um dos mais célebres prisioneiros políticos. Como Nelson Mandela, passou 23 anos de sua vida na prisão, o que lhe proporcionou, apesar de tudo, uma visão aprofundada da cena política internacional e das relações entre Estados ricos e pobres.
Herói da independência argelina, conquistada após 132 anos de colonialismo, e primeiro presidente do país (1963-1965), Ben Bella não se acha um teórico, mas um homem de ação, disposto a pagar caro por suas idéias.



Texto Anterior: Geopolítica: Herói argelino lamenta carência de líderes mundiais
Próximo Texto: Panorâmica - Desastre: Avião cai e mata seis brasileiros no Suriname
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.