São Paulo, sábado, 11 de abril de 1998

Texto Anterior | Índice

CIÊNCIA
Pesquisa mostra risco de extinção de plantas

ALESSANDRA BLANCO
de Nova York

Pelo menos uma em cada oito espécies de plantas no mundo está sob ameaça de extinção. Esse é o resultado da maior pesquisa já feita para avaliar a que tipos de riscos as 270 mil espécies de plantas conhecidas estão sujeitas.
O Brasil é apontado como o sexto país onde as plantas estão mais ameaçadas, com 1.358 espécies em risco, ou seja, 2,4% do total. Os Estados Unidos são o país com mais espécies ameaçadas: 4.669, ou 29% do total.
A pesquisa foi feita durante 20 anos por botânicos e ambientalistas e divulgada anteontem. Das 270 mil espécies, 12,5% sofrem sérios riscos de extinção. Entre as plantas mais afetadas estão 14% de espécies de rosas, 32% das de lírios e 29% das de palmas.
As espécies foram classificadas em: presumidamente extintas -aquelas que não são encontradas há 50 anos-, suspeitas de estarem recentemente extintas, em perigo de extinção, vulneráveis e raras. Cerca de 34 mil espécies estão em perigo.
Segundo os cientistas que coletaram os dados, duas principais razões colocam as plantas em risco: destruição em massa de áreas nativas para uso agrícola e industrial e mudanças de plantas de seu habitat natural.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.