São Paulo, sábado, 11 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RÚSSIA

Duma rejeita premiê e faz novo desafio a Ieltsin

das agências internacionais

A Duma (câmara baixa do Parlamento russo) rejeitou ontem o nome de Serguei Kirienko para primeiro-ministro -189 votos contra, 143 a favor e cinco abstenções.
Apenas meia hora depois da divulgação dos resultados da votação, o presidente russo, Boris Ieltsin, apresentou novamente a candidatura de Kirienko à Duma.
A segunda das três votações previstas pela Constituição russa deve ocorrer na próxima quinta-feira. Em caso de duas novas rejeiçôes, Ieltsin tem poderes para dissolver a Duma, que é controlada pela oposição, e convocar novas eleições.
Ieltsin lançou a candidatura de Kirienko, 35, a primeiro-ministro, após afastar os membros do governo no dia 23 de março.
O discurso de Kirienko começou com um ataque ao gabinete anterior. O ex-ministro da Energia afirmou que "mais de um quarto da população vive na pobreza" e apresentou dados sobre a situação crítica da economia.
Os deputados tiveram de deixar a Duma por causa de uma ameaça de bomba, feita em ligação anônima à polícia após o final da votação. Nada foi encontrado.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.