São Paulo, domingo, 11 de abril de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONTRA-ATAQUE
Tropas realizaram ofensiva no norte do Iraque; líder dos separatistas do PKK pede suspensão de atentados
Turquia mata 44 guerrilheiros curdos

das agências internacionais

Tropas da Turquia mataram 44 guerrilheiros curdos em uma ofensiva realizada no norte do Iraque. Os ataques foram uma reação à morte de oito soldados turcos em combate.
Os enfrentamentos ocorreram na noite de sexta para sábado e envolveram 5.000 soldados, helicópteros e jatos. Soldados fecharam com blindados a fronteira com o Irã, para evitar que os guerrilheiros fujam para o país.
A Turquia combate rebeldes curdos do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão), que lutam pelo estabelecimento de um Estado autônomo que englobaria a região sudeste de seu território. Segundo as autoridades turcas, 15 guerrilheiros foram capturados na operação.
O principal líder do PKK, Abdullah Ocalan, está detido na Turquia desde fevereiro. Ele foi capturado no Quênia por um comando turco.
Seu julgamento deve ocorrer dentro de algumas semanas. O governo de Ancara o acusa pela morte de 29 mil pessoas, saldo dos 14 anos de luta entre o PKK e o Exército turco. Ocalan pode ser condenado à morte.
A Turquia diz que está perto de derrotar militarmente o PKK e afirma que a prisão de Ocalan abalou o grupo, deixando-o sem comando.
Ocalan emitiu ontem, por meio de seus advogados, um comunicado em que pede que o PKK não realize ações violentas no período que antecede as eleições turcas. O pleito está marcado para o próximo dia 18. Na noite de anteontem, guerrilheiros do PKK sequestraram um candidato conservador no sudeste do país.
"Pelo menos até que a atitude dos novos Parlamento e governo seja vista, uma política baseada em paz social, perdão e fraternidade deve ser adotada", disse Ocalan.
Nas últimas semanas, ocorreram diversos atentados no país. As ações foram reivindicadas por grupos curdos que estariam vingando a prisão de Ocalan.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.