São Paulo, quarta-feira, 11 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

União Européia e Rússia firmam acordo histórico

DA REDAÇÃO

A União Européia (UE) e a Rússia assinaram ontem um acordo histórico de cooperação. O texto aborda os chamados "quatro espaços de cooperação comum" -economia, liberdade e justiça, segurança externa e cultura. O objetivo é, segundo declarações de ambas as partes, fortalecer as relações político-econômicas entre ambos e sedimentar o caminho para uma Europa livre de barreiras comerciais.
"Queremos um continente sem linhas divisórias", disse o presidente Vladimir Putin na abertura da cúpula Rússia-UE, em Moscou, onde foi assinado o acordo.
A área de liberdade e justiça estabelece prioridades na luta contra o terrorismo e o crime organizado. Com esse item, a UE pretende pressionar a Rússia a lutar com mais determinação contra a corrupção e a favor da democracia, da correta aplicação das leis e dos direitos humanos -Moscou é freqüentemente criticado, inclusive pelos EUA, de violar esses princípios.
O terceiro ponto, segurança externa, estabelece uma cooperação no combate às armas de destruição em massa, mobilização em caso de desastres naturais e diálogo com os países que sofrem com conflitos regionais.
Por último, a área de cultura abrange convênios educacionais e culturais, intercâmbios de estudantes e a inclusão de pesquisadores russos nos projetos científicos da União Européia.


Texto Anterior: Diplomacia: Bush elogia democratas "ao redor" da Rússia
Próximo Texto: Iraque sob tutela: Abu Ghraib é trama sombria de traições
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.