São Paulo, domingo, 11 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Calendário de atividades mantém vida

DE PARIS

As ruas da cidade fantasma ganham vida quatro vezes por ano, graças a eventos sociais promovidos por uma associação de moradores que quer impedir o desaparecimento do centro histórico de Goussainville.
O primeiro deles, realizado em junho, é um almoço comunitário seguido de uma jornada de bocha -esporte muito praticado por idosos na França. No mesmo mês, a associação promove uma tarde dançante.
Em setembro, ocorre um concurso de pintura, cujo tema é "o centro histórico de Goussainville". Em outubro, há um bingo.
Além disso, a associação elaborou um projeto de reabertura das casas compradas e fechadas pela ADP.
De acordo com o presidente da associação, Philippe Vieillard, o objetivo do projeto é utilizar as casas para abrigar artesãos.
Vieillard tem esperanças de que Goussainville volte a ser um ponto de atração turística -a cidade, a 20 minutos de trem de Paris, abrigava casas de veraneio nos anos 30.
Embora a ADP ainda não tenha dado uma resposta à associação sobre o projeto, Vieillard disse que os moradores não vão deixar de lutar pela reabilitação do local. "Somos apaixonados por esse lugar." (RS)


Texto Anterior: França: Aeroporto "mata" cidade do século 12
Próximo Texto: Prefeito proíbe avião "barulhento"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.