São Paulo, quinta-feira, 11 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATENTADO

Carro-bomba mata ao menos 33 em cidade xiita no Iraque

DA REDAÇÃO

Ao menos 33 pessoas morreram e 70 ficaram feridas após explosão ontem de um carro-bomba num mercado lotado de Al-Bathaa, a 30 km de Nasiriya, cidade xiita no sul do Iraque.
O governador local, Talib al Hassan, foi ao local do atentado e culpou a Al Qaeda e insurgentes sunitas ligados ao banido Partido Baath (sigla de Saddam Hussein) pelo ataque. "A área é aberta, e há muitas rodovias que levam ao mercado. Temos pistas dos acusados", afirmou ele.
A polícia local foi alvo de protesto da população da cidade, sob acusação de falhar no procedimento preventivo de segurança.
A ação ocorreu a menos de um mês de um dos prazos mais emblemáticos do cronograma de retirada dos americanos do Iraque.
Após 30 de junho, tropas dos EUA não mais poderão atuar em missões de patrulhamento em centros urbanos no país.
O plano estipula que os americanos devem mudar o foco de sua atuação no Iraque, de missões de combate e patrulha, para papéis de cooperação e treinamento junto às autoridades locais.
Entre 35 mil e 50 mil militares americanos ficarão em solo iraquiano até o final de 2011, prazo final estipulado em acordo entre Washington e Bagdá para a total retirada americana.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Potências acordam novas sanções à Coreia do Norte
Próximo Texto: Ofensiva: Paquistão anuncia nova frente contra Taleban na divisa afegã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.