São Paulo, quinta-feira, 11 de junho de 2009

Texto Anterior | Índice

OFENSIVA

Paquistão anuncia nova frente contra Taleban na divisa afegã

DA REDAÇÃO

Um dia após a explosão de um caminhão-bomba ter deixado ao menos nove mortos em Peshawar, o Exército do Paquistão disse ontem ter aberto uma nova frente de combate ao Taleban no noroeste do país.
Segundo o governo, a nova frente visa insurgentes entrincheirados no distrito de Bannu (150 km a sudoeste de Peshawar). Um militar disse que "dezenas" de rebeldes foram mortos em bombardeios de terça para ontem.
O distrito de Bannu tem fronteira também com a região do Waziristão, considerada um bastião da insurgência ligada ao Taleban e à rede terrorista Al Qaeda.
Autoridades paquistanesas têm dito que os próximos alvos da ação militar são Waziristão do Norte e do Sul.
A ofensiva de Islamabad contra o grupo radical islâmico teve início em abril. Desde então, 1.300 insurgentes e mais de cem militares morreram, diz o Exército.
O enviado dos EUA para Afeganistão e Paquistão, Richard Holbrooke, elogiou o país pela ofensiva e disse ter percebido a "lenta emergência de consenso" na população sobre as ações devido a ataques como o de anteontem no Pearl Continental.
Autoridades disseram que entre os nove mortos confirmados, dois eram da ONU, que lidera a ajuda para os 2,5 milhões de refugiados locais.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Atentado: Carro-bomba mata ao menos 33 em cidade xiita no Iraque
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.