São Paulo, sexta-feira, 11 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exército tem pouco dinheiro e armas antigas

DA REDAÇÃO

Apesar das tentativas de demonstrar seu poderio bélico, o Irã dispõe de um equipamento de guerra sucateado e de um orçamento militar irrisório se comparado ao dos rivais regionais como Israel e as monarquias pró-americanas do golfo Pérsico.
Segundo o britânico Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, o Irã teve gastos militares de US$ 6,2 bilhões em 2005, ou 3,5% de seu PIB. A soma é 25 vezes inferior à média dos países do Oriente Médio.
O potencial militar do Irã também sofre os efeitos das sanções impostas pela ONU e pelos EUA, que dificultam a compra de armas e equipamentos modernos por Teerã.
Partidários de um ataque militar ao Irã argumentam que um bombardeio preciso às instalações nucleares iranianas não teria o impacto dramático que muitos temem, já que o regime dos aiatolás estaria isolado e tem aviões e tanques velhos.
No entanto, o Irã tem duas vantagens estratégicas: um numeroso Exército, de meio milhão de homens, aliados no vizinho Iraque, sob ocupação americana, e o apoio de grupos armados como o Hizbollah, que podem realizar ataques-surpresa pelo mundo.


Texto Anterior: Teste de mísseis iranianos levanta dúvidas
Próximo Texto: Imagem que teria sido retocada estava em site militar do Irã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.