São Paulo, sexta-feira, 11 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imagem que teria sido retocada estava em site militar do Irã

DA REDAÇÃO

A agência de notícias da Guarda Revolucionária Iraniana, Sepah News, aparentemente retocou uma fotografia do exercício de lançamento de mísseis da última quarta-feira, segundo o analista do Instituto Internacional para Estudos Estratégicos londrino Mark Fitzpatrick. A imagem, divulgada pela agência France Presse, foi publicada na primeira página da Folha e de muitos jornais no Brasil e no exterior, incluindo o "Financial Times" e o "New York Times".
A fotografia da France Presse mostra quatro mísseis em lançamento. No entanto, constam apenas três em outra imagem quase idêntica, que a Associated Press distribuiria na manhã seguinte. Nessa foto, também conseguida da Sepah News, o quarto míssil permanecia inerte no lançador móvel.
"Parece que o Irã retocou a foto para esconder o que aparenta ser a falha do lançamento de um dos mísseis", disse Fitzpatrick à France Presse.
"Vê-se que o míssil foi duplicado. [A imagem] está fabricada de cima abaixo. Embora os mísseis não estivessem equidistantes da câmera, eles têm o mesmo tamanho na foto", disse à agência o técnico Gerard Issert, do Granon, laboratório fotográfico parisiense.
Diante do novo ensaio de mísseis de ontem (10), o porta-voz da Casa Branca Tony Fratto comentou o risco de manipulação iraniana. "Gostaríamos de que tivessem deixado de criar provas, que são atos de provocação."
Segundo o "Financial Times", os mísseis fotografados não eram o Shahab-3, capaz de alcançar Israel a partir do território iraniano, mas sim de baixo alcance -"provavelmente o Zelzal", que atinge até 210 km. Conforme analistas de segurança ouvidos pelo diário britânico, o Irã pode ter suprido o Hizbollah com versões do Zelzal, a partir da Síria. Do sul libanês, a milícia islâmica poderia atingir Israel.
O teste da quarta-feira aconteceu no estreito de Hormuz, por onde passam 40% da produção mundial de petróleo.


Texto Anterior: Exército tem pouco dinheiro e armas antigas
Próximo Texto: Foco: Obama arrecada dinheiro para ele e Hillary, e espera conquistar voto feminino
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.