São Paulo, sexta-feira, 11 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO
Objeto na pista teria estourado o pneu do avião
Acidente do Concorde pode ter sido causado por pedaço de metal

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS


Um pedaço de metal de cerca de 40 cm, de procedência ainda ignorada, pode ter causado a queda do Concorde da Air France no dia 25 de julho, ao norte de Paris, acidente que matou 113 pessoas -109 no avião e quatro em terra-, segundo autoridades francesas. É a primeira vez que os responsáveis pela investigação apresentam uma perspectiva mais clara sobre os eventos que podem ter provocado a tragédia.
O BEA (sigla, em francês, para Escritório de Investigação de Acidentes), órgão responsável pelas investigações sobre o desastre aéreo, declarou ontem que o metal, encontrado ao lado da pista do aeroporto Roissy-Charles de Gaulle, correspondia à forma de um corte verificado em um dos pneus do supersônico.
"É provável que esse fragmento tenha causado um corte", provocando o estouro de um dos pneus no momento da aceleração para a decolagem. Pedaços de borracha de até 4 kg, lançados com grande força, teriam então perfurado o tanque de combustível ou atingido um dos motores. "Está sendo investigada a origem dessa peça."
"Num processo que ainda precisa ser determinado, produziram-se danos rapidamente em um ou em vários tanques de combustível do lado esquerdo, o que causou um grande vazamento e o incêndio", informou o BEA.
Hoje deverá ser feito um balanço, no Ministério dos Transportes da França, sobre as investigações realizadas até agora. Deve-se avaliar se a companhia aérea Air France poderá retomar seus vôos de Concorde, suspensos desde o dia do acidente.
Uma reunião similar, na semana passada, decidiu que a ausência de conclusões impedia que os supersônicos retornassem ao céu. A British Airways, a outra companhia aérea que possui Concordes, retomou os vôos no dia seguinte ao do acidente.
A conclusão das investigações ainda pode demorar meses.


Texto Anterior: Iraque: Chávez e Saddam passeiam em Bagdá
Próximo Texto: Multimídia - The New York Times - de Nova York: Projeto trará corrida armamentista
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.