São Paulo, terça-feira, 11 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mortos por tufão e tempestade chegam a 57

Deslizamento em montanha deixou centenas de soterrados em vilarejo de Taiwan, dizem autoridades

DA REDAÇÃO

Ao menos 57 pessoas morreram e centenas estão desaparecidas na Ásia Oriental em razão de inundações e deslizamentos de terra provocados pelo tufão Morakot, que atinge Taiwan, China e Filipinas há cinco dias, e pela tempestade tropical Etau, novo fenômeno que chegou ontem à costa do Japão.
Anteontem (local), um deslizamento de terra causado pelas fortes chuvas trazidas pelo Morakot deixou centenas de pessoas soterradas em um vilarejo no sul de Taiwan, de acordo com autoridades do país.
Parte de uma montanha desabou sobre o povoado de Shiao Lin, onde viviam cerca de mil taiwaneses, soterrando casas e escolas. Em torno de cem pessoas foram resgatadas, e as equipes de salvamento estimam que entre 400 e 600 podem estar debaixo da lama.
"Não sabemos quantas pessoas estão lá embaixo, mas definitivamente as casas estão soterradas", disse Richard Hu, general do Exército.
Com o isolamento da comunidade, que teve as estradas interrompidas pelas chuvas, o trabalho de resgate e abastecimento dos moradores está sendo realizado com helicópteros.
Antes do deslizamento, o país registrava 15 mortes, 55 desaparecimentos e US$ 128 milhões em prejuízos causados pelo Morakot, que, no idioma tailandês, significa esmeralda.
O tufão já havia matado 21 pessoas nas Filipinas, na sexta-feira passada.
Na China, centenas de vilarejos foram inundados, e mais de 2.000 casas desabaram na Província de Zhejiang, aonde a chuva e os ventos do tufão chegaram anteontem. Apesar de 1 milhão de pessoas terem deixado a área preventivamente, ao menos quatro chineses morreram, segundo a Xinhua, agência de notícias oficial chinesa.
Ontem, o Morakot havia perdido força e se transformado em uma tempestade tropical, que seguia pelo litoral chinês. A previsão é de que a região de Xangai, centro financeiro do país, enfrente chuvas fortes nos próximos dias.

Tempestade no Japão
No Japão, outro fenômeno natural chegou levando destruição. A tempestade tropical Etau provocou inundações e deslizamentos na costa oeste matando 13 pessoas. Outros dez seguem desaparecidos.
Voos domésticos e viagens de trem foram canceladas, e algumas rodovias, interrompidas parcialmente no país.
Segundo previsões da agência de meteorologia japonesa, a tempestade deve atingir a zona central do Japão hoje com ventos de até 126 km/h.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Imigração: Reforma fica para 2010, diz Obama no México
Próximo Texto: Área tribal do Paquistão é crucial em guerra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.