São Paulo, domingo, 11 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ilustrada em cima da hora

Filme russo é o vencedor do Festival de Veneza

Alexander Sokurov ganha Leão de Ouro adaptando 'Fausto', de Goethe

Polanski, Cronenberg e George Clooney não confirmam favoritismo da crítica e saem sem receber prêmios do júri

GABRIELA LONGMAN
ENVIADA ESPECIAL A VENEZA

Não é só a economia americana que não vive seus melhores dias. Apesar dos cinco filmes escalados para a competição, os Estados Unidos deixaram o festival de cinema de Veneza sem prêmios.
"Faust" (Fausto), adaptação do russo Alexander Sokurov para o clássico de Goethe, venceu o Leão de Ouro, numa cerimônia que privilegiou produções europeias e orientais e o cinema desvinculado da grande indústria.
O chinês "People Mountain People Sea", de Shangun Cai, levou o Leão de Prata, e o italiano "Terraferma", de Emanuel Crialese, sobre a convivência entre europeus e imigrantes clandestinos na ilha de Lampedusa, ficou com o prêmio especial do júri.
Michael Fassbender, que atuava em dois filmes ("A Dangerous Method", de David Cronenberg, e "Shame", de Steve McQueen), levou o prêmio pelo segundo, em que interpreta um viciado em sexo. Ele foi o mais aplaudido da premiação, notadamente pela plateia feminina. "Bello di mamma!", gritou uma senhora italiana entusiasmada.
"Carnage", o favorito da crítica, de Roman Polanski, "A Dangerous Method", de David Cronenberg, e "Ides of March" de George Clooney, todos bem avaliados, deixaram Veneza de mãos vazias.
"Faust" é último filme da "tetralogia do poder", empreendimento de fôlego do Sokurov. Os primeiros três filmes se debruçam sobre personagens históricos: Hitler (em "Moloch", 1999), Lenin ("Taurus", 2001) e Hirohito ("O Sol", 2004). Este se deteve no homem que vendeu sua alma a Mefistófoles em troca de conhecimento e prazer.


Texto Anterior: No Brasil, taxar fortunas é parte da Constituição
Próximo Texto: "Bancos viraram armadilhas", diz cineasta Johnnie To
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.