São Paulo, segunda-feira, 11 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turquia pede compensação em caso de ataque

DA REUTERS

O chefe das poderosas Forças Armadas da Turquia disse ontem que pediu a Washington compensação financeira por um eventual ataque ao vizinho Iraque.
Voltando de uma visita aos EUA, o general Hilmi Ozkok disse que a Turquia apóia a resolução da ONU aprovada na sexta-feira, mas que qualquer ação militar deve respeitar leis internacionais.
A Turquia, membro da Otan (aliança militar ocidental liderada pelos EUA), teme que uma guerra prejudique ainda mais sua economia -num momento em que se recupera de sua maior crise desde 1945- e cause instabilidade no sudeste do país, onde os militares lutam contra rebeldes curdos.
A Turquia permite o uso de uma base no sul do país por aviões dos EUA e do Reino Unido que patrulham os céus do Iraque.
A Casa Branca não comentou relatos recentes de que está considerando aprovar um pacote de ajuda de US$ 800 milhões à Turquia para angariar apoio a um eventual ataque ao Iraque.


Texto Anterior: Estabelecimentos americanos são alvo de manifestantes na Bélgica
Próximo Texto: Oriente Médio: Ataque de palestinos a kibutz mata cinco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.