São Paulo, quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornal afirma não ter sofrido pressão para demitir funcionários

DE NOVA YORK

O jornal "Chicago Tribune" afirmou em reportagem publicada ontem que não sofreu pressão pela demissão de membros de seu conselho editorial, apesar dos esforços que investigadores federais afirmam que o governador de Illinois, Rod Blagojevich, fez a respeito.
"Não houve nenhuma ocasião em que eu tenha sido contatado ou sofrido qualquer tipo de pressão", disse o editor-chefe do jornal, Gerould Kern.
A acusação diz que o chefe-de-gabinete de Blagojevich, John Harris, alertou repetidamente um indivíduo identificado como "assessor financeiro do Tribune Co." de que o apoio do governador para um negócio envolvendo o campo esportivo Wrigley, do time de beisebol Chicago Cubs, do mesmo grupo, "poderia azedar por causa das páginas editoriais" do jornal -no último ano, o "Chicago Tribune" publicou uma série de editoriais defendendo o impeachment do governador.
Nas gravações feitas pela investigação, Blagojevich e Harris discutem quais membros do conselho editorial do jornal deveriam perder seus empregos. Harris disse ao governador que o "assessor financeiro do Tribune" já havia contatado o "dono do Tribune" -supostamente uma referência ao CEO do grupo, Sam Zell- e que ele "se mostrou sensível ao tema".
Em outra conversa, o chefe-de-gabinete afirma que o grupo estava em processo de demitir funcionários. "Lendo nas entrelinhas", diz Harris, haveria demissões no conselho editorial. "Ah, isso é fantástico", responde Blagojevich."
Zell, que não comentou a denúncia, doou US$ 82 mil à campanha de Blagojevich em 2002. Em setembro, o governador compareceu à festa de aniversário de 67 anos de Zell.
"Tudo isso é para mim uma completa surpresa", disse o responsável pelos editoriais do "Chicago Tribune", Bruce Dold. "Sam Zell afirmou quando assumiu o controle da empresa que não queria interferir em decisões editoriais e até hoje manteve sua palavra."
O jornal informou que não houve cortes no conselho editorial, de 11 membros. (AM)


Texto Anterior: Em Chicago, presidente eleito pisa em terreno minado
Próximo Texto: Físico pró-fontes renováveis deve chefiar Energia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.