São Paulo, quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLÔMBIA

Desertor das Farc chega a Paris depois de obter perdão e visto

DA FRANCE PRESSE

O ex-guerrilheiro das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) Wilson Bueno Largo, o Isaza, chegou ontem à França. Ele recebeu visto para morar no país como recompensa por ter desertado em outubro, quando libertou o ex-deputado colombiano Oscar Lizcano, feito refém durante oito anos.
Isaza viajou acompanhado da namorada, a também ex-guerrilheira Lilia Isabel Bañola, e da ex-refém franco-colombiana Ingrid Betancourt, libertada em julho. Para Betancourt, o acordo entre os governos colombiano e francês para que a França acolha desertores "ajudará a libertar outros reféns".
Como parte do acordo, Isaza teve todas as acusações pelo seqüestro de Lizcano e pelos anos em que o manteve cativo retiradas pela Promotoria colombiana e recebeu cerca de US$ 400 mil.
"É um ato de paz, mediante o qual o governo cumpre sua palavra", disse o presidente colombiano, Álvaro Uribe. O "intercâmbio humanitário", segundo Uribe, foi lançado no ano passado para incentivar as deserções na hoje combalida guerrilha.
A Chancelaria francesa não deu detalhes da condição legal que Insaza terá no país, mas ressaltou o compromisso do presidente Nicolas Sarkozy com a Colômbia.


Texto Anterior: Ameaçada na Bolívia, Queiroz Galvão transfere contrato para OAS
Próximo Texto: Terror em Mumbai: Índia quer grupo islâmico em lista negra da ONU
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.