São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Situação em Gaza prejudica nossa iniciativa'

DO ENVIADO ESPECIAL A GAZA

"Apesar do que houve em Jenin e Hebron [na Cisjordânia", a pobreza em Gaza é terrível, com algumas áreas em situação de emergência, segundo a ONU. Isso dificulta a divulgação da Iniciativa Nacional Palestina [INP" de forma especial nesta região. Tentamos convencer as pessoas de que ainda há esperança", diz Haydar Abdul Shafi, 82, ex-membro do Conselho Legislativo Palestino e líder da INP em Gaza.
Muitas cidades e aldeias palestinas enfrentam cerco e toque de recolher, e a situação vem se agravando na Cisjordânia e na faixa de Gaza. O governo de Israel afirma que a medida é necessária para evitar atentados contra seus cidadãos. Os palestinos dizem que se trata de uma punição coletiva.
"Arafat rejeitou a Iniciativa Nacional Palestina. Com o Hamas, o diálogo não é fácil. Esse movimento oferece assistência a muitas pessoas, mas afirma que não há inocentes em Israel. Eu discordo. Tenho amigos em Israel. Apesar das mortes e da destruição de casas e oliveiras, sei que a solução é o diálogo", afirma Abdul Shafi.
Pouco antes da atual Intifada (levante palestino contra a ocupação israelense), ele era o principal candidato a assumir a Presidência depois de Arafat, segundo pesquisas de intenção de voto promovidas à época.
"Infelizmente, Arafat não tenta mudar a situação. Por isso renunciei ao Conselho Legislativo." (PDF)


Texto Anterior: Uma terceira via palestina
Próximo Texto: "Queremos eleições já", diz líder de grupo alternativo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.