São Paulo, sábado, 12 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMEAÇA EXTERNA
Invasores colocam frases ironizando declarações xenófobas
Hackers invadem site do partido do extremista austríaco Haider

das agências internacionais

O site do Partido da Liberdade, do extremista austríaco Joerg Haider foi atacado por hackers.
Ao acessar o link para a versão em inglês do endereço do partido na Internet (www.fpo.at), os visitantes eram recebidos com a frase: "Bem-vindos ao Partido da Liberdade. Para nossos visitantes que não falam inglês, temos uma mensagem: aprendam alemão ou danem-se".
O partido de Haider, que já fez declarações simpáticas ao nazismo e prega políticas antiimigração, integra a coalizão que governa a Áustria. A legenda teve 27% dos votos nas últimas eleições parlamentares, em 99.
Os hackers colocaram em uma das páginas uma foto com mulheres de seios nus, afirmando que "o bordel está chegando" ao país.
Segundo a porta-voz do partido Claudia Vogel, o site já havia sofrido ação similar durante a campanha. Ela afirma que o partido rejeita as declarações xenófobas colocadas no site.
A Áustria sofre pressões diplomáticas desde que o Partido da Liberdade ingressou no governo. Ontem, os representantes da França e da Bélgica boicotaram discurso da ministra dos Assuntos Sociais austríaca, Elisabeth Sickl, membro da legenda. O boicote ocorreu em encontro informal da União Européia sobre emprego, em Lisboa.
A ministra belga Laurette Onkelinx disse que a União Européia tem de tomar atitudes para evitar que países onde partidos de extrema direita cheguem ao poder integrem o bloco.
Na quinta, os representantes diplomáticos de França, Bélgica e Andorra haviam boicotado discurso da ministra das Relações Exteriores austríaca na OSCE (Organização para Segurança e Cooperação na Europa).



Texto Anterior: Outro grande site nos EUA é atacado
Próximo Texto: Aviação: EUA fazem inspeção de 20% de seus aviões de passageiros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.