São Paulo, sábado, 12 de fevereiro de 2000


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AVIAÇÃO
Grandes companhias aéreas são obrigadas a revisar frotas
EUA fazem inspeção de 20% de seus aviões de passageiros

das agências internacionais

A agência federal que cuida da aviação civil nos EUA (FAA) ordenou às companhias aéreas norte-americanas que inspecionem cerca de 1.110 aviões (um quinto da frota de aeronaves de passageiros). A agência busca defeitos como o que provocou a queda do MD-80 da Alaska Airlines, em 31 de janeiro, matando 88 pessoas.
As empresas têm um prazo de três dias para cumprir a determinação. São previstos alguns transtornos nos horários dos vôos. O avião da Alaska havia informado que tinha problemas nos estabilizadores antes de cair na Califórnia (Costa Oeste dos EUA).
A ordem da FAA atinge os modelos MD-80, MD-90, DC-9 e 717. As maiores companhias aéreas do Brasil (TAM, Transbrasil, Varig e Vasp) dizem que não operam com esses modelos.
A Boeing, que comprou a Macdonnell Douglas em 1997 -fabricante dos MD-, já havia recomendado a inspeção.
As companhias aéreas Continental, Delta e Northwest, com um total de 377 aviões a inspecionar, disseram que não haviam encontrado problemas ainda.

Certificados
A FAA suspendeu a autonomia que os empregados da Boeing tinham para aprovar os aviões da fábrica e liberá-los para os clientes. Agora a FAA fará a inspeção ela mesma.
A suspensão se dá no momento em que cerca de 20 mil engenheiros e técnicos especializados estão em greve. A FAA disse que manterá a suspensão até que retome a confiança de que os engenheiros trabalhando são capazes de emitir certificados de confiabilidade.



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