São Paulo, quarta-feira, 12 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Documento expõe abusos do Estado

DE PEQUIM

Os casos de repressão e censura têm se multiplicado na China. Organizações de direitos humanos acusam o governo de assustar a oposição e tentar passar uma imagem de sociedade harmoniosa ao mundo - à força. Relatório divulgado ontem pela organização China Human Rights Defenders acusa o governo de intimidar e prender ativistas que buscam levar questões de desrespeito aos direitos humanos a autoridades nacionais.
No fim de semana foi liberado o advogado Teng Biao, 34, que passou 48 horas incomunicável após ser abduzido por quatro homens, que colocaram um saco em sua cabeça e o levaram em um carro sem placa, segundo sua esposa.
Só depois se soube que ele foi preso pela polícia, mas sem nenhuma acusação específica divulgada. Às agências internacionais Teng afirmou que havia sido levado pela polícia, que estava bem, mas que não era "conveniente dar mais detalhes".
O advogado tem vários outros dissidentes como clientes. Entre eles está o ativista Hu Jia, 34, conhecido por defender a autonomia do Tibete e os direitos humanos, preso desde dezembro por "incitação à subversão". Vários sites críticos ao governo têm sido bloqueados na internet. Os últimos pertencem a organizações não-governamentais que defendem pacientes com Aids e Hepatite B e que acusam o governo de descaso quanto às doenças. Cerca de 20 sites foram retirados do ar na semana passada.
"O governo chinês tem intensificado a repressão contra qualquer tipo de oposição às vésperas dos Jogos Olímpicos", disse à Folha Phelim Kine, pesquisador para a Ásia da ONG Human Rights Watch. "Estão desesperados por silenciar qualquer sinal de discordância e passar uma imagem ao mundo de sociedade harmoniosa, mesmo usando a intimidação."
A crescente censura não se limita a conteúdos políticos oposicionistas. Na sexta-feira, o governo proibiu imagens sexuais na televisão e no cinema, após já ter suspendido a exibição de filmes de terror e de suspense. (RJL)


Texto Anterior: China bane estrela do cinema da mídia
Próximo Texto: Governo anuncia criação de cinco novos superministérios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.