São Paulo, quarta-feira, 12 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REPERCUSSÃO
Crise política já afeta a economia

do enviado especial

A crise política no Peru afeta a economia do país. Negócios em Bolsa despencaram. A cotação da moeda local, o nuevo sol, e a entrada de investimentos externos tiveram leve queda.
Investidores nacionais e estrangeiros temem que uma possível vitória do presidente Alberto Fujimori ainda no primeiro turno seja seguida de uma convulsão social. Por isso, os negócios se mantêm em níveis inferiores aos habituais.
Outro receio é que o Senado dos EUA aprove um projeto proposto por senadores republicanos que prevê sanções ao Peru caso sejam confirmadas fraudes eleitorais.
"Os investidores querem governos legitimamente eleitos e instituições fortes", disse o presidente da Câmara de Comércio de Lima, Manuel Celi.
O BVL (índice geral da Bolsa de Lima) caiu só 0,54% anteontem, mas registrou uma diminuição no volume de negócios de 42 milhões de nuevos soles para 15 milhões de nuevos soles.
Os títulos da dívida externa peruana foram negociados anteontem com um desconto de 32,79% sobre o valor de face, contra 32,11% no dia anterior. Ou seja, diminuiu a confiança de que o Tesouro peruano terá capacidade de honrar o pagamento desses papéis.
O volume da entrada de dólares caiu cerca de 1%, refletindo o temor dos investidores estrangeiros.
De acordo com o gerente de tesouraria do banco Standard Chartered, Francisco Sardón, se a entrada de dólares continuar caindo, haverá imediato impacto sobre a cotação da moeda peruana.
O gerente local da corretora Merrill Lynch, Miguel Palomino, disse que "o impacto (da diminuição dos investimentos externos) será sentido de forma mais forte no segundo semestre". (LF)


Texto Anterior: Eleição suspeita: Oposição fala em revolta no Peru
Próximo Texto: Defensoria pode pedir anulação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.