São Paulo, quinta-feira, 12 de abril de 2007

Texto Anterior | Índice

Irã arma a insurgência no Iraque, reiteram EUA

DO "NEW YORK TIMES", EM BAGDÁ

Um porta-voz militar dos EUA declarou ontem que armas de fabricação iraniana continuam a ser usadas no Iraque e agora estão chegando a um bairro de maioria sunita, além de serem usadas por membros de milícias xiitas.
O general William Caldwell disse que o Irã continua a treinar iraquianos a usar bombas do tipo que explodem em ruas, conhecidas como EFPs, as iniciais em inglês de "penetradores explosivamente formados".
Mas ele tomou o cuidado de não dizer que o governo iraniano está fornecendo as armas usadas no Iraque, limitando-se a afirmar que elas são fornecidas por membros da inteligência iraniana. As EFPs atiram uma massa de cobre fundido do tamanho de um punho, capaz de perfurar veículos blindados.

Treinamento
"Sabemos que elas estão sendo manufaturadas e contrabandeadas para dentro deste país e que treinamento é dado no Irã para que pessoas possam aprender a montar e empregar essas armas", disse Caldwell à agência Associated Press.
Em janeiro, autoridades dos EUA disseram que pelo menos 170 soldados americanos foram mortos por EFPs.
"Também sabemos que ainda estão sendo realizados treinamentos no Irã para elementos insurgentes do Iraque. Sabemos isso de interrogatórios conduzidos ainda na semana passada", disse Caldwell.
"Eles recebem treinamento na montagem e no uso de EFPs", disse o general, acrescentando que combatentes também são treinados na realização de ataques complexos que empregam explosivos seguidos por ataques com granadas disparadas por foguetes e armas pequenas.


Texto Anterior: Questionário sexista revolta servidoras públicas da Índia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.