São Paulo, Sábado, 12 de Junho de 1999
Texto Anterior | Índice

INFORMÁTICA
Vírus ataca programas da Microsoft

free-lance para a Folha


Boeing, Intel, Microsoft, General Electric e outras grandes empresas foram obrigadas ontem a desconectar seus sistemas de correio eletrônico devido a um novo vírus que só ataca programas da Microsoft, infiltrando-se no computador e apagando arquivos.
Batizado como Worm.ExploreZip ou Troj-Explore.Zip, o vírus se utiliza de um protocolo de e-mail, o Mapi (Mail Application Programming Interface ou interface para programas de e-mail) para acessar o Outlook, programa de correio eletrônico da Microsoft.
Aí, o vírus entra no catálogo de endereços do usuário e manda o arquivo para os nomes dele.
No corpo da mensagem vem o texto "Hi (nome do destinatário)! I received your e-mail and I shall send you a reply ASAP. Till then, take a look at the attached zipped doos. Bye." (Oi! Recebi seu e-mail e devo responder o mais rápido possível. Até lá, dê uma olhada no arquivo anexado. Tchau.). Anexado ao e-mail vem um arquivo chamado "zipped-files.exe".
Apesar de não se espalhar tão rápido quanto o Melissa -vírus que atacou em março-, os danos do novo vírus são sérios. Ele pode apagar arquivos dos programas "Word", "Excel" e "Power Point".
Este vírus é chamado de "verme" ("worm") por poder se replicar através de redes de computador (como o Melissa). Detectado em Israel, já foi localizado nos EUA, Alemanha, França, Noruega, e países do Oriente Médio e da Ásia.


Texto Anterior: Policiais são condenados por agredir negro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.