São Paulo, sábado, 12 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Israel nega ter usado Iraque para ensaiar ataque ao Irã

DA REDAÇÃO

Israel negou ontem ter usado o espaço aéreo e o território do Iraque para ensaiar um bombardeio ao Irã.
Bagdá também nega o episódio. Segundo os jornais israelenses "Yedioth Ahronoth" e "Jerusalem Post", aviões de combate israelenses sobrevoaram o Iraque no último mês para preparar um possível ataque às instalações nucleares iranianas. Os aviões teriam usado ainda bases americanas no país para apoio logístico. Para o Exército israelense, são "infundadas" as informações.
As supostas revelações surgem em meio a uma escalada retórica entre Irã e Israel quanto ao programa nuclear de Teerã -que os iranianos dizem visar produzir energia, mas que israelenses, americanos e alguns europeus temem buscar a bomba.
Depois de a Força Aérea israelense ter realizado exercício de combate no Mediterrâneo acompanhados de uma retórica agressiva contra Teerã, o Irã testou nesta semana mísseis de médio e longo alcance supostamente capazes de atingir Israel.
Mas há indícios de que os testes tiveram muito de propaganda para supervalorizar o poderio bélico de Teerã. Peritos concordam que as fotos dos exercícios divulgadas pelo Irã foram adulteradas, e analistas minimizaram o alcance dos foguetes.
A Rússia usou essas ressalvas para reiterar que não se justifica o escudo antimísseis que os EUA pretendem instalar no Leste Europeu.


Com agências internacionais



Texto Anterior: Guerra sem limites: Ataques dos EUA mataram 64 civis, diz comissão afegã
Próximo Texto: Cisjordânia: Premiê palestino reclama de ingerência em ação de Israel
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.